Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Rita Hayworth

     Rita Hayworth ,Nome artístico de Margarita Carmen Cansino; Nascida em  Nova Iorque em  17 de outubro de 1918, Falecida em   Nova Iorque a 14 de maio de 1987. Foi uma foi atriz norte-americana de ascendência hispano-irlandesa, que atingiu o auge na Década de 1940 e Tornou-se um mito eterno do cinema.

     Era filha do dançarino flamenco Eduardo Cansino, natural de Castilleja de la Cuesta, e de Volga Hayworth, chefes de uma famosa Família de dançarinos ciganos Espanhóis. Seu pai queria que ela se tornasse dançarina, enquanto a mãe desejava que ela fosse atriz. Seu avô, Antonio Cansino, era o Maior Expoente de Dança Clássica Espanhola, sua escola de dança em Madrid era mundialmente famosa, e foi ele quem deu a Rita, sua Primeira Lição de dança. Assim que ela fez três anos e  meio, começou a ter aulas de dança. Ela não Gostava, mas não teve coragem de contar para o pai. Durante vários anos ela frequentou diariamente aulas de dança no Carnegie Hall,  uma instrução de seu tio Anjo Cansino.

     Com oito anos de idade, sua Família se mudou para o oeste de Hollywood, onde criaram SUA própria escola de dança. Famosos artistas de Hollywood receberam treinamento do próprio Eduardo Cansino, incluíndo James Cagney e Jean Harlow. Com a Grande Depressão, os negócios da Família faliram. Os musicais já não estavam na moda, e ninguém mais tinha ritmo pará aulas de dança em um período econômico tão difícil. Mas quando um sócio do sobrinho de Cansino, que estava dançando em um musical quebrou uma perna, Volga sugeriu que Rita fizesse o papel.

     A ideia de Volga deu um grande plano para Eduardo: fazer parceria com a filha em um número de vaudeville que ele Já possuía, Chamado "A Dança Cansinos". Como Rita não tinha idade suficiente para trabalhar nas casas noturnas  e bares da Califórnia, ela e Seu pai viajaram pela fronteira ate uma Cidade de Tijuana no México, um local turistico  popular para os  cidadãos de Los Angeles no inicio dos ano de 1930. Rita trabalhou em lugares como o clube Estrangeiro Caliente Club.

     Foi no "Caliente Club", em 1935, que Rita foi descoberta pelo Diretor da Fox Film Corporation, Winfield Sheehan. Uma semana depois, Rita foi levada para Hollywood, para fazer um teste na Fox. Impressionado com o seu desempenho, Sheehan, assinou um contrato de seis meses com Rita (Agora conhecida Como Rita Cansino).

      Durante seu período na Fox, Rita apareceu em cinco filmes, nos quais seus papeis não foram nem importantes nem memoráveis. Estreou como coadjuvante / Secundária em Sob o Luar dos Pampas (Sob o Pampas Lua, 1935), um faroeste passado na Argentina, estrelado por Warner Baxter. foi escalada para vários outros papéis pequenos, nos quais se destacou por seus dotes por sua dança e por sua beleza. Com o final, de seu contrato de seis meses, o então produtor executivo Darryl F. Zanuck não se interessou por ela e não e renovou seu contrato.

     Em 1937, Rita, já com 18 anos, casou-se com seu empresário, Edward Judson, que tinha o dobro de sua idade. mesmo ela  tendo sido abandonada pela Fox, Judson conseguiu para ela vários papéis em filmes independentes, e finalmente conseguiu marcar um teste com a Columbia Pictures, estúdio que tentava se firmar como um dos Grandes de Hollywood e,por isso , necessitava ardentemente de estrelas importantes. O chefão fazer erstudio, Harry Cohn, logotipo Assinou Um contrato de Longo Prazo.Rita começou a Fazer Pequenos papeis Nos filmes da Columbia.

    Rita passou por uma difícil transição de dançarina de cabaré para estrela de cinema. Ela era, em primeiro lugar, uma dançarina; tornar-se atriz foi uma maneira de ganhar a vida.

      Harry Cohn, começou a Construir Rita Hayworth, usando-a em filmes Como:. Como Fazer Meu Coração (Music in My Heart), Protegida do Papai (The Lady In Quenstion) e Anjos da Broadway (Anjos Over Broadway) Mas sua sorte só começou realmente uma mudança quando foi emprestada para a  MGM Para fazer o papel feminino de Uma Mulher Original (Susan e Deus, 1940), de George Cukor, drama estrelado por Joan Crawford e Fredric March.

     No ano seguinte ao novo empréstimo, agora para a Warner Bros, onde foi o segundo nome feminino em Uma Loira com Açúcar (The Strawberry Blonde, 1941), comédia de Raoul Walsh, com James Cagney e Olivia de Havilland. Um sucesso de bilheteria, que deu grande popularidade para Rita Hayworth, que imediatamente se tornou uma das  propriedades mais quentes de Hollywood. A Warner ficou tão impressionada com ela, que tentou comprar seu contrato da Columbia, mas Harry Cohn se recusou a libera-la.

     Ainda em 1941, seu sucesso na Warner Bros, levou-a a ser emprestada pela  Fox, para interpretar Doña Sol na superprodução Sangue e Areia (Blood and Sand), drama de Rouben Mamoulian, estrelado por Tyrone Power e Linda Darnell. Este Filme lançou-a como o Símbolo sexual, excelência de toda aquela década.

     Nos anos que se seguiram, Rita brilhou em Musicais da Columbia, como Ao Compasso do Amor (em voz Nunca vai Ficar Rico, 1941), Bonita Como Nunca (em voz Nunca foi Lovelier, 1942), Ambos com Fred Astaire e Modelos (Cover Girl, 1944), com Gene Kelly, firmando-se como uma das maiores  dançarinas das telas e a maior estrela romântica dos ano 1940. Porem, a chegada do Sucesso profissional coincidiu com uma crise em seu casamento, que  acabou em divorcio em 1942.

     A fama de maior estrela da década e de uma das mulheres mais desejadas e famosas do mundo consolidou-se ao estrelar, no auge de sua beleza, o Clássico noir Gilda (Gilda, 1946), de Charles Vidor, ao lado de Glenn Ford, com quem já atuara em Protegida do Papai (The Lady in Question, 1940), também de Vidor. O marcante, ainda que brevíssimo, strip-tease de Rita a bofetada que ela recebe de Ford, ajudaram a engrossar uma enorme bilheteria que o Filme recebeu em Todo o Mundo.

     Gilda, O filme mais importante de sua carreira, também marcou o inicio de seu lento declínio em Hollywood. Com Orson Welles, com quem se casara em 1943, Rita estrelou A Dama de Xangai (The Lady from Shanghai, 1948). O Filme não agradou aos fãs nem a crítica. No mesmo ano, Os Amores de Carmen (Os Amores de Carmen),  reuniu- a novamente com Glenn Ford. A química funcionou outra vez e o  filme foi sucesso.

     Todos os seus casamentos terminaram em divórcio. Considerada por muitos a mulher mais bonita da história do cinema, a despeito de Greta Garbo e Marilyn Monroe, a atriz definia seu insucesso  de amor com a seguinte frase, que resiste à passagem do tempo: "A maioria dos Homens se apaixona por Gilda ,mas Acorda Comigo ".

     Morreu na casa de sua filha, Yasmin, em Nova Iorque, aos sessenta e nove anos, vítima do mal de Alzheimer, ao  qual padecia desde a Década de 1960, mas que foi diagnosticado em 1980. Está sepultada no Cemitério de Santa Cruz em Culver City, California.

Filmografia

1935 Sob o Luar dos Pampas (Sob os Pampas da Lua)
1935 Charlie Chan no Egito (Charlie Chan no Egito); Série Charlie Chan
1935 A Nave de Satã (Inferno de Dante)
1935 Perdida na Metrópole (Paddy O'Day)
1936 Carga Humana (Human Cargo)
1936 A astucia de Nero Wolfe (Meet Nero Wolfe)
1936 A Tentadora (Rebelião)
1937 A Rainha da Louisiana (Old Louisiana)
1937 Soberanos da Sela (Hit the Saddle); Serie As Três Mesquiteers
1937 Barulho NÃO Texas (Trouble in Texas);
1937 Criminosos do Ar (criminosos da Air)
1937 Jogo de Saias (Girls Can Play)
1937 Jogo Que Mata (Mata Jogo que)
1937 Dançamos Para Viver (Paid to Dance)
1937 A Sombra da Morte (The Shadow)
1938 Luzes da Acusação (Who Killed Gail Preston?)
1938 Inspetor Especial
1938 Sempre a Mulher (há sempre uma mulher)
1938 Sacrifício de Irmã (Condenado)
1938 Filhas do Desprezo (Juizado de Menores)
1939 No Campo Inimigo (The Renegade Ranger)
1939 O Braço da Lei (Homicide Bureau)
1939 Álibi Nupcial (The Lone Wolf Spy Hunt); Série Lone Wolf
1939 Paraíso Infernal (SOMENTE Os Anjos TEM asas)
1940 Melodias do Meu Coração (Music in My Heart)
1940 Florisbela Quer o Divórcio (Blondie em hum Orçamento); Série Blondie; Último Filme B
1940 Uma Mulher Original (Susan e Deus)
1940 Protegida do Papai (The Lady in Question)
1940 Anjos da Broadway (Anjos Over Broadway)
1941 Uma Loura com Açúcar (The Strawberry Blonde)
1941 Volta Para Mim (carinhosamente em Seu)
1941 Sangue e Areia (Blood and Sand)
1941 Ao Compasso do Amor (em voz Nunca vai Conseguir Rich)
1942 Minha Namorada Favorita (My Gal Sal)
1942 Seis Destinos (Tales of Manhattan)
1942 Bonita Como Nunca (em voz Nunca foi Lovelier)
1944 Modelos (Cover Girl)
1945 O Coração de Uma Cidade (Hoje à Noite e Todas As Noites)
1946 Gilda (Gilda)
1947 QUANDO OS Deuses Amam (Down to Earth)
1948 A Dama de Xangai (The Lady from Shanghai)
1948 Os Amores de Carmen (Os Amores de Carmen)
1952 Uma Viúva em Trinidad (Affair in Trinidad)
1953 Salomé (Salome)
1953 A Mulher de Satã (Miss Sadie Thompson)
1957 Lábios de Fogo (Fire Down Below)
1957 Meus Dois carinhos (Pal Joey)
1958 Vidas Separadas (Separate Tables)
1959 Heróis de Barro (They Came to Cordura)
1959 Drama na Página Um (The Story on Page One)
1962 O Sétimo Mandamento (Felizes Os Ladrões)
1964 O Mundo do Circo (Circo do Mundo)
1966 Dinheiro E Uma Armadilha (The Money Trap)
1966 O Opio TAMBEM E Uma Flor (The Poppy TAMBÉM E UMA flor)
1967 O Heroico Lobo-do-Mar (L'Avventuriero)
1969 Os Bastardos (I Bastardi)
1971 A Trilha de Salina (Sur la Route de Salina)
1971 O Zoo Nu
1972 A Ira Divina (A Ira de Deus)

     Foram omitidos os filmes em que ela aparece sem os créditos, geralmente como bailarina.

                                                                                                                   Wikipédia







































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário