Vivien Leigh, Lady Olivier (nascida Vivian
Mary Hartley em Darjeeling, na Índia a 5 de novembro de 1913, falecida em Londres, a 8 de julho de
1967) foi uma consagrada atriz britânica nascida na Índia quando este país
pertencia ao Império Britânico. Considerada uma das mais belas personalidades
do século XX, Leigh está presente na lista feita pelo Instituto Americano de
Cinema das 50 maiores lendas do cinema, ocupando a 16a posição.
Suas aparições no cinema foram relativamente
poucas, mas marcantes o suficiente a ponto de ter vencido o Oscar de melhor
atriz duas vezes: a primeira por interpretar Scarlett O'Hara no drama...E o
vento levou, de 1939, e a segunda pela atuação em outro filme dramático, Uma
rua chamada pecado, de 1951, onde interpretou o papel de Blanche DuBois, a
mesma personagem a qual deu vida nos palcos do West End, em Londres.
Viv frequentemente fazia colaborações com seu
marido, o também ator, e diretor Laurence Olivier. Durante mais de trinta anos
como atriz de teatro, ela se mostrou bastante versátil, interpretando desde
heroínas das comédias de Noel Coward e George Bernard Shaw às personagens dos
dramas clássicos de Shakespeare.
Aclamada por sua beleza e talento, tornou-se
uma atriz exaltada e celebrada. Leigh esteve afetada por um distúrbio bipolar
durante a maior parte de sua vida adulta, e seu humor era quase sempre não
entendido pelos diretores, o que a fez ganhar a reputação de ser uma atriz
difícil. Diagnosticada com tuberculose crônica na metade da década de 1940, Viv
se tornou uma pessoa enfraquecida a partir de então. Ela e Laurence Olivier se
divorciaram em 1960; a partir daí, a atriz continuou a trabalhar
esporadicamente no cinema e no teatro até sua morte súbita causada pela
tuberculose que a atormentou durante anos.
Vivien Leigh nasceu Vivian Mary Hartley em 5
de novembro de 1913 na cidade de Darjeeling, à sombra do Monte Everest, na
Índia; Vivian chegara no final da era de ouro do Império Britânico. Vinda de
uma família burguesa inglesa, seu pai, Ernest Hartley, era agente de câmbio e,
paralelamente, atuava no teatro amador. No fim da Primeira Guerra Mundial, ele
levou a família de volta à Inglaterra. Aos seis anos de idade, sua mãe,
Gertrude, decidiu interná-la no Convento do Sagrado Coração, ainda que ela
fosse dois anos mais nova que qualquer outra aluna. O único conforto para a
criança solitária era um gato que vagava pelo pátio do convento, e que as
freiras a deixaram levar para o dormitório. Sua primeira e melhor amiga na
escola era uma menina de 8 anos, que mais tarde também se tornaria estrela:
Maureen O'Sullivan, que viera da Irlanda. Na quietude do convento, as duas
brincavam de recriar os lugares que haviam deixado, e imaginavam como seriam os
que desejavam visitar. Lá, ela se destacou na dança, no violoncelo e nas peças
de final de ano.
De 1927 a 1932, ela se juntou aos pais na
Europa. Os Hartley haviam deixado definitivamente a Índia, onde Vivian nascera.
Ela aprendeu a falar fluentemente o francês e o alemão, além de fazer um curso
de dicção. Em 1932, aos 18 anos, entrou na Academia Real de Artes Dramáticas de
Londres; surpreendentemente, no entanto, ela saiu no outono do mesmo ano,
quando decidiu se casar. Vivian conhecera e se apaixonara pelo jovem advogado
Hebert Leigh Holman, de 31 anos, e os dois se casaram em 20 de dezembro de
1932. Logo em seguida, em 1933, nasceu Suzanne Holman, a filha do casal.
Depois, retornou à Academia Real de Artes Dramáticas de Londres para concluir
seus estudos e se tornar uma atriz.
Vivian fez teste e foi escolhida para um
pequeno papel num filme chamado Things Are Looking Up (1935). Embora o papel
fosse pequeno, chamou a atenção de um empresário, John Glidden, do qual ela se
tornou cliente. Depois, no mesmo ano, veio um filme barato: The Village Squire.
John Glidden também criou um nome artístico para Vivian, usando o primeiro nome
dela e um sobrenome do marido. Pouco depois, o produtor Sidney Carroll sugeriu
que a letra "a", nome Vivian, fosse substituído por uma letra
"e", para dar mais feminilidade.
Vivien Leigh estreou nos palcos de Londres
interpretando a esposa namoradeira em The Green Sash. A carreira dela deu uma
guinada quando ela protagonizou a produção de Sidney Carroll da peça The Mask
Of Virtue. A peça, que estreou em 15 de maio de 1935 foi um estrondoso sucesso
e, quase da noite para o dia, Viv se tornou o assunto de Londres.
Os elogios da crítica a Viv, unidos a sua
incomparável beleza, chamaram a atenção do produtor Alexander Korda, que a
contrato por 5 anos. Antes de trabalhar no primeiro filme do contrato, Viv
conseguiu aparecer em mais três peças. Em 1937, Korda estava preparado para
trabalhar com sua revelação no filme Fogo sobre a Inglaterra, um filme sobre a
rainha Elizabeth I na época da Armada Espanhola. Viv estava entusiasmada com o
filme e especialmente contente porque iria trabalhar com Laurence Olivier, um
ator que ela e seu marido conheciam socialmente. Laurence Olivier e Vivien
Leigh ficaram íntimos demais durante a filmagem, e restava pouca dúvida de que
os dois estavam apaixonados. No mesmo ano, ao atuarem juntos na peça Hamlet, no
Castelo de Elseneur, local da tragédia de Shakespeare, o sucesso foi enorme, a
ponto do príncipe da Dinamarca vir vê-los. Depois disso, os jovens amantes
perceberam que havia chegado a hora de falar a seus respectivos consortes do
seu amor, e que queriam se divorciar para se casar. Viv deixou definitivamente
seu marido e foi morar com Olivier, deixando a educação de sua filha, Suzanne,
por conta de sua mãe.
Em seguida, eles filmaram Três Semanas de
Loucura, mas o filme foi considerado bobo e nem chegou a ser lançado (só o foi
em 1940, quando ambos se tornaram estrelas).
Para o próximo filme, Alexander Korda
emprestou Vivien a MGM (Metro Goldwin Mayer) para estrelar a produção inglesa
Um Ianque em Oxford (1938), com Robert Taylor, então no auge da popularidade. O
entusiasmo inicial de Viv tornou-se em decepção quando ela soube que não
interpretaria a protagonista, que acabou ficando para Maureen O'Sullivan, sua
ex-coleguinha de escola.
Em 1938, Laurence Olivier foi contratado para
interpretar Heathcliff na produção de Samuel Goldwyn O Morro dos Ventos
Uivantes (1939). Ele desejava que Viv interpretasse seu par-romântico no filme,
que acabou com Merle Oberon. Mais tarde, Viv decidiu que precisava vê-lo, e
partiu a bordo do Queen Mary. Dizem que, durante a viagem, ela ficava na
cabine, lendo o livro E o Vento Levou, de Margaret Mitchell. Viv não só estava
ansiosa para rever seu amado Olivier, mas também planejava conquistar o papel
de Scarlett O'Hara, a protagonista do filme E o Vento Levou, de 1939.
Pelo que se sabe, Vivien Leigh queria
interpretar Scarlett havia muito tempo. O livro de Hugo Vickers, Vivien Leigh
publicado em 1988, fala do que houve durante a produção de um filme na
Inglaterra, em 1937: "Alguém disse a Laurence Olivier: 'Larry, você daria
um ótimo Rhett Butler' (o par-romântico da protagonista de E o vento levou, que
acabou sendo interpretado por Clark Gable). Ele apenas riu, mas a discussão
sobre o elenco prosseguiu, e Vivien causou um silêncio repentino ao dizer:
'Larry não será Rhett Butler, mas eu serei Scarlett O'Hara. Esperem e verão'
." Isso era, no mínimo, muito curioso, uma vez que ela era uma total
desconhecida na América e na época, havia muita divergência sobre quem deveria
interpretar Scarlett. A escolha de sua intérprete fascinou o mundo. Centenas
de mulheres fizeram testes, algumas desconhecidas e amadoras, de setembro de
1936 até dezembro de 1938, entre elas Tallulah Bankhead, Paulette Goddard, Jean
Arthur, Joan Bennett, Lana Turner e Susan Hayward. O produtor do filme, David
O. Selznick, sempre preferia achar uma atriz novata, algum rosto novo que não
fosse identificado por papéis anteriores. Atrizes bastante famosas que
estiveram cotadas, mas que por várias razões não fizeram o teste, incluem
estrelas da época, como Margaret Sullavan, Miriam Hopkins, Joan Crawford, Norma
Shearer, Loretta Young, Bette Davis e Katharine Hepburn.
Viv dizia que o livro era maravilhoso e que
daria um ótimo filme. Ouviram-na até dizendo: "Eu me escolhi como Scarlett
O'Hara. O que acha?". Está claro que Viv falava tanto de Scarlett na
esperança que alguém da Selznick International Pictures registrasse seu
interesse e investigasse o caso. Em seu livro de 1989, Vivien a love affair in
camera o famoso fotógrafo Angus McBean escreveu sobre ela, quem fotografara em
inúmeras ocasiões, durante 30 anos. McBean relatou que em 1936 ele foi
convidado a levar umas fotos até a casa dela em Londres. Nesse trecho, ela diz:
"São maravilhosas (as fotos), Angus, querido. Como eu queria (interpretar
Scarlett). Você leu o livro? 'Que livro?' E O VENTO LEVOU, claro. É a minha
Bíblia. E vou interpretar Scarlett nem que seja a última coisa que eu faça.
Você não leu? Precisa ler." E ela lhe deu uma cópia do livro, com esta
dedicatória: "Ao querido Angus, com amor. Scarlett O'Hara".
Em 1941 David O. Selznick (o produtor de E o
vento levou) escreveu um artigo para uma revista, que dizia: "Antes que
meu irmão, Myron Selznick, o maior empresário de Hollywood, levasse Laurence
Olivier e Vivien Leigh para ver a cena do incêndio de Atlanta, eu nunca vira
Vivien. Quando Myron nos apresentou, as chamas iluminavam o rosto dela, e ele
disse: 'Quero apresentar Scarlett O'Hara'. Naquele momento, tive certeza de que
era a atriz perfeita, pelo menos fisicamente". Mais tarde, os testes,
feitos sob a brilhante direção de George Kukor, mostraram que ela também
"estraçalhava" no papel.
Depois de várias pré-estréias de gala em
dezembro de 1939, E O Vento Levou tornou-se o filme mais famoso, mais assistido
e mais aclamado da história, e Vivien Leigh, interpretando Scarlett, foi força
motriz dele. O clássico ganhou o impressionante número de 10 prêmios Oscar
(incluindo o de melhor filme e, também, o primeiro Oscar dado a uma atriz
afro-americana, Hattie McDaniel). Foi aí que Viv ganhou o primeiro de seus dois
Oscars de melhor atriz.
Depois do estrondoso sucesso de E o Vento
Levou, Viv protagonizou o filme A Ponte de Waterloo (1940), da MGM. No mesmo
ano, ela e Laurence Olivier fizeram Lady Hamilton, a Divina Dama , o filme
preferido do famoso primeiro-ministro Winston Churchill. Durante essa filmagem,
souberam que seus respectivos divórcios tinham saído (mas o ex-marido de Viv
ficou com a guarda da filha, Suzanne). Com isso, ela e Laurence finalmente
casaram-se numa cerimônia íntima em Santa Barbara, no dia 31 de agosto de 1940.
Depois de aparecer numa montagem de The
Doctor's Dilemma, Viv fez turnê pelo norte da África para animar as tropas na
Segunda Guerra. Ela e Olivier montaram em Londres The Skin Of Our Teeth, de
Thornton Wilder, dirigida por Olivier e estrelada por Leigh. A peça foi um
estrondoso sucesso mas, três meses após a estreia, Leigh recebeu um diagnóstico
de tuberculose e foi obrigada a parar o trabalho e ficar covalescente por oito
meses. A saúde de Leigh, sempre frágil, continuou ruim nos anos seguintes.
Em 1947, Laurence Olivier foi sagrado
cavaleiro e o casal passou a ser Sir e Lady Olivier; os dois tornam-se o casal
mais popular da Grã Bretanha, depois dos Windsors.
Em 1949, Viv obteve o papel que só ficaria
atrás de Scarlett: o de Blanche DuBois na montagem londrina de Uma Rua Chamada
Pecado, de Tennessee Williams. A peça foi dirigida por Laurence Olivier e
Vivien Leigh foi coberta de elogios por seu desempenho como a frágil bela do
sul.
Quando, em 1951, a Warner anunciou a versão
filmada de Uma Rua Chamada Pecado, pensou-se em Olivia de Havilland (com quem
Viv havia contracenado em E o Vento Levou) para o papel principal. Mas ofereceram
o papel a Viv, que recebeu cem mil dólares, tornando-se a atriz inglesa mais
bem-paga da época.
Viv e Laurence não iam a Hollywood há quase
dez anos, e a chegada deles no outono de 1950 despertou entusiasmo no ramo. Ele
também ia fazer um filme lá: Perdição por Amor, de William Wyler, que já o
dirigira antes em O Morro dos Ventos Uivantes.
Vivien Leigh teve um desempenho magnífico em
Uma Rua Chamada Pecado e, por isso, foi recompensada com seu segundo Oscar de
melhor atriz, mas seu trunfo teve um preço alto; ela diria depois:
"Blanche DuBois é uma mulher da qual tudo foi arrancado, uma figura
trágica e eu a entendo, mas interpretá-la me fez mergulhar na loucura."
Vivien Leigh e Laurence Olivier trabalharam
nas peças César e Cleópatra e Antônio e Cleópatra em noites alternadas, para o
Festival da Grã Bretanha de 1951. Naquela época, a vida de Vivien estava
mudando. Ela, que sofria de tuberculose, também sofreu dois abortos, e foi
diagnosticada como maníaco-depressiva. Contudo, o público ainda a amava. Como o
ritmo alucinado de trabalho era excessivo, Viv começou a cair em longos
períodos de depressão. De fato, ela teve de se afastar do trabalho durante boa
parte de 1952. Sua volta ao trabalho, no filme No Caminho dos Elefantes (1953),
só piorou as coisas: Viv teve um colapso no set, e precisou ser substituída por
Elizabeth Taylor. Em seguida, começaram os boatos sobre a situação de seu
casamento com Olivier.
Em 1960 os boatos sobre a situação do
casamento de Vivien Leigh e Laurence Olivier se confirmaram quando ele a
abandonou para ficar com a comediante Joan Plowright, 22 anos mais nova do que ele.
Ela pediu o divórcio por adultério, que foi concedido a 2 de dezembro de 1960.
Depois disso, nunca mais se casou.
Em 1963, Viv ganhou um Tony por seu desempenho
na comédia musical Tovarich. No ano seguinte, ela voltou a Hollywood para viver
outra sulista no filme A Nau dos Insensatos (1965).
Em outubro de 1964, ela retornou pela primeira
vez à Índia, desde que saíra ainda criança. Ela visitou sua filha, Suzanne.
Vivien Leigh ensaiava A Delicate Balance, de
Edward Albee, em Londres, quando teve uma recaída (causada pela tuberculose que
a atormentava havia décadas) e morreu, em 7 de julho de 1967, aos 53 anos
quando, além de sua filha, ainda viviam sua mãe e avó. Na época, ela estava
morando com o ator John Merivale. Seu corpo foi cremado e suas cinzas
espalhadas no Lago no moinho Tickerage, perto de Blackboys, Sussex na
Inglaterra.1
Filmografia
1935 The
Village Squire
1935 (filmado em 1934) Things Are Looking Up
1935 Look Up and Laugh
1935 Gentlemen's Agreement
1937 Fogo sobre a Inglaterra
1937 Jornada sinistra
1937 Tempestade num copo d'água "Storm in a Teacup"
1938 Um ianque em Oxford "A Yank at Oxford"
1938 Nos bastidores de Londres
1939 E o vento levou
1940 (filmado em 1937) Três semanas de loucura
1940 A ponte de Waterloo "Waterloo Bridge"
1941 Lady Hamilton, a divina dama "That Hamilton Woman"
1945 César
e Cleópatra "Caesar and
Cleopatra"
1948 Anna Karenina (Idem) "Anna
Karenina"
1951 Uma Rua Chamada Pecado "A Streetcar Named Desire"
1955 O profundo mar azul "The Deep Blue Sea"
1961 Em Roma na primavera "The Roman Spring of Mrs.
Stone"
1965 A nau dos insensatos "Ship of Fools" Mary Treadwell
Prêmios e indicações
Oscar
1940 - Melhor atriz por E o Vento Levou
1952 - Melhor atriz por Uma Rua chamada PecadoBAFTA
1953 - Melhor atriz britânica por Uma Rua
chamada Pecado
Festival de Cinema de Veneza
1951 - Melhor atriz por Uma Rua chamada Pecado
New York
Film Critics Circle Awards
1939 - Melhor atriz por E o Vento Levou
1951 - Melhor atriz por Uma Rua chamada Pecado
Sant Jordi Awards
1951 - prêmio especial por Uma Rua chamada
Pecado
Globo de Ouro
1952 - Indicada como melhor atriz dramática
por Uma Rua chamada Pecado
Tony Awards
1963 - Melhor atriz em musical por Tovarich
Curiosidades
Aos 7 anos, com uma determinação que
conservaria a vida inteira, Vivien decidiu ser atriz; na escola, como só haviam
meninas, elas tinham que fazer os papéis masculinos, que Vivien sempre achou
mais desafiadores. Depois de um ano e meio na escola, a mãe dela voltou da
Índia e a levou para assitir à uma peça em Londres e nos seis meses seguintes,
Vivien, que já se mostrava uma apaixonada por teatro, assistiu o espetáculo 16
vezes.
Quando Vivien era criança, ainda na Índia, sua
mãe a levou para visitar um templo sagrado e uma mulher, quando a viu, disse
que ela teria uma vida curta, porém plena e magnífica. E foi justamente isso
que aconteceu.
Era uma fumante inveterada. Durante as
filmagens de ...E o Vento Levou, fumava em torno de 4 maços de cigarros por
dia.
Ela trabalhou nos sets de filmagem (em E o
vento levou) por 125 dias e recebeu por isso a quantia de 25.000 dólares; já
Clark Gable trabalhou por 71 dias e ganhou 120.000 dólares.
Durante as filmagens de E o vento levou,
ninguém na produção acreditava que Vivien Leigh fosse resistir ao charme de
Clark Gable, intérprete de Rhett Butler. Mas, na verdade, eles não se
entendiam, pois ela considerava pouco profissional que ele deixasse o estúdio
sempre às seis da tarde, todos os dias. Ele, achava um abuso oferecer um papel
essencialmente estadunidense a uma atriz inglesa. Leigh se entendia bem com o
delicado e compreensivo diretor George Cukor. Gable preferia Victor Fleming.
Leigh odiava o hálito de Gable - ele comia cebolas de propósito, poucas horas
antes de gravar - e o cheiro de licor, que a deixava com náuseas. Ele revelou que,
quando a beijava, pensava em bife. Na verdade, na pele de Rhett Butler ou
Scarlett O'Hara ou na de Clark Gable e Vivien Leigh, eles jamais se entenderam.
Por ter trabalhado duro durante E o vento
levou e conseguido o papel que tanto queria e tanto lhe aclamaria, há relatos
que dizem que ela derramou muitas lágrimas e teve muitas crises durante as
últimas semanas de gravação do filme.
Foi a primeira não-americana a ser agraciada
com o Oscar de melhor atriz.
Era apaixonada por gatos siameses.
Afirmava que sua personagem favorita era a de
Myra Lester, que interpretou em A Ponte de Waterloo (1940).
Disse, numa ocasião, que usava um de seus
Oscar's como amparo da porta do banheiro.
Vivien era portadora de uma doença que
interferia negativamente na sua vida pessoal e profissional. Essa doença,
denominada na época de transtorno maníaco-depressivo, hoje leva o nome de
transtorno bipolar, cujo sintoma é a constante mudança do estado de humor, que
varia entre um grande estado de excitação e uma prostrante depressão. Esta
doença impediu-a de terminar as filmagens do filme No caminho dos elefantes, o
que fez com que fosse substituída por Elizabeth Taylor. Consta que, por ocasião
das filmagens, Viv teve um caso romântico com o ator principal do filme, o
britânico Peter Finch.
Numa ocasião, quando estava a bordo de um
avião em companhia do amigo David Niven, teve uma grave crise nervosa provocada
pela doença e tentou jogar-se porta a fora, sendo impedida por ele.
Possui uma estrela na Calçada da Fama de
Hollywood, localizada em 6773 Hollywood Boulevard.
Vivien teve varias aparições no filme "My
Week with Marilyn" (2011) onde foi interpretada por Julia Ormond.
Origem: Wikipédia
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