Betty Compson (19 de março de 1897 - 18 de abril de 1974) foi uma atriz e produtora de cinema americano. A mais famosa em filmes mudos , ela é mais conhecida em suas performances em As Docas de Nova Iorque e The Barker , este último recebendo uma indicação para o Oscar de Melhor Atriz .
Eleanor Luicime Compson nasceu em 19 de março, 1897 em Beaver, Utah . Seu pai morreu quando ela era jovem, e ela foi forçada a abandonar a escola aos 16 anos e ganhar a vida para si mesma e sua mãe. Ela obteve o emprego como violinista em um teatro em Salt Lake City, Utah . No circuitos de turismo, ela foi notada pelos produtores de Hollywood. Enquanto em turnê, ela foi descoberta pelo produtorde comédia Al Christie . Seu primeiro filme mudo foi em novembro de 1915. Ela fez 41 filmes, só em 1916. Ela continuou esse ritmo de fazer vários curtas. Em meados de 1918, quando após um longo aprendizado com Christie ela começou a fazer exclusividade. A estrela de Compson começou a subir com o lançamento em 1919 de The Miracle Man para George Loane Tucker .Com a ajuda do diretor Tucker, Compson assina um contrato de cinco anos com a Paramount.
Mulher para Mulher foi lançado nos Estados Unidos e provou ser popular o suficiente para Jesse Lasky a pedir-lhe para voltar a Paramount. Depois de voltar, ela estrelou The Enemy Sexo , dirigido por James Cruze . Os dois logo se casaram. Seu contrato com a Paramount não foi renovado em 1925 e ela decidiu freelance, trabalhando com menores estúdios orçamento, como a Columbia Pictures em The Belle of Broadway (1926) e Chadwick em The Ladybird (1926). Durante este tempo, ela foi sugerido como um substituto para o difícil Greta Garbo no recurso MGM carne eo diabo ao lado de John Gilbert. Ela acabou por ser capaz de trabalhar para o estúdio com o ex-co-estrela de The Miracle Man Lon Chaney em The Big CitySua popularidade lhe permitiu ter controle criativo sobre seus filmes como ela também foi capaz de produzir. Seu primeiro filme como produtora foi Prisoners of Love (1921). Ela desempenhou o papel de Blanche Davis,uma menina nascida na riqueza e amaldiçoada por sua herança de beleza física. Compson selecionou Art Rosson para dirigir. A história foi escolhida de uma obra de Catherine Henry. Depois de completar A Mulher Com Quatro Faces (1923), Paramount recusou-se a oferecer-lhe um aumento (seu salário foi de US $ 2.500 por semana) e ela se recusou a assinar sem um. Em vez disso, ela assinou com uma empresa cinematográfica, em Londres, na Inglaterra . Lá, ela atuou em uma série de quatro filmes dirigido por Graham Cutts , um cineasta Inglês bem conhecida. A primeira delas foi uma versão do filme de um jogo Inglês chamado de Mulher para Mulher (1923), o roteiro para o qual foi co-escrito por Cutts e Alfred Hitchcock .
Em 1928, ela apareceu em um First National Pictures parte-talkie, O Barker . Seu desempenho lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz , embora ela tenha perdido para Mary Pickford em Coquette . No mesmo ano, ela apareceu no aclamado Josef von Sternberg filme As Docas de Nova Iorque como prostituta suicida resgatado por George Bancroft . Estes filmes fizeram com que a popularidade de Compson ressurgisse e ela se tornou uma das atorises mais ocupados no novo cinema falante. Na verdade, Chaney ofereceu-lhe o papel feminino principal em seu primeiro filme falado The Unholy Três , mas ela estava muito ocupada e, em vez disso sugeriu sua amiga Lila Lee. Ao contrário de um número de outras estrelas femininas do filme mudo, sentiu-se que sua voz gravou excepcionalmente bem. Embora não fosse uma cantora, ela apareceu em um número de musicais adiantados, em que sua voz cantando foi dublada.
Agora divorciado de Cruze, a carreira de Compson continuou a florescer, estrelando sozinha em nove filmes em 1930 . No entanto, seu último hit provou estar em Os Spoilers , ao lado de Gary Cooper . Ela foi incapaz de marcar um sucesso e só foi capaz de garantir papéis em "linha da pobreza" estúdios.
Em 1941, Compson apareceu em um pequeno papel em um filme de Alfred Hitchcock Mr. & Mrs. Smith . Infelizmente, a maioria de seus filmes posteriores eram de baixo orçamento, até mesmo exploração, esforços, embora sua atuação fosse sempre competente. O último filme de Compson era Vem aqui o problema (1948).
Durante as filmagens de senhoras devem viver, Compson começou um relacionamento com o diretor casado George Loane Tucker. No entanto, ele estava morrendo e como um favor para ela, negociou um contrato com a Paramount para ela.
Em 1924, Compson casou com o diretor de cinema James Cruze, eles se divorciaram em 1930.
Mais tarde, Compson casou-se e divorciou agente-produtor Irving Weinberg e Silvius Jack Gall, que morreu em 1962. Todos os casamentos foram sem filhos.
Depois de se aposentar da tela em 1948, ela começou uma linha de cosméticos e ajudou seu marido a dirigir um negócio chamado "Ashtrays Unlimited".
Compson morreu 18 de abril de 1974, de um ataque cardíaco, em sua casa em Glendale, Califórnia , com idade 77 anos. Ela foi enterrada em San Fernando Mission Cemetery , em San Fernando, Califórnia . Ela não deixou nenhum parente sobrevivente.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário