Miriam Cooper
Miriam Cooper (07 de novembro de 1891 - 12 de abril de 1976) foi uma atriz do cinema mudo mais conhecida por seu trabalho no cinema precoce, incluindo O nascimento de uma nação e intolerância por DW Griffithe sistema de honra e Evangeline. Ela se aposentou de atuar em 1923, mas foi redescoberta pela comunidade cinematográfica na década de 1960, e visitou faculdades dando palestras sobre filmes mudos.
Miriam Cooper nasceu da união de Julian Cooper e Margaret Stewart, em Baltimore, Maryland , em 7 de novembro de 1891. Sua mãe era de uma devota família católica com uma longa história em Baltimore. Seu avô paterno tinha ajudado a descobrir Ilha Navassa e fez sua fortuna com a venda de guano . Seu pai estava freqüentando a Universidade Loyola quando ele conheceu sua mãe. Seus pais tiveram 5 filhos em 5 anos (um morreu na infância), incluindo sua irmã Lenore e seus irmãos Nelson e Gordon.
Quando Miriam era jovem, seu pai abandonou a família e foi para a Europa. Até aquele ponto a família vivia confortavelmente em Washington Heights, mas Julian Cooper manteve a herança, deixando a família na miséria. Eles se mudaram para Little Italy, que Cooper desprezava. Cooper teve um relacionamento conturbado com sua mãe, a quem Cooper amava, mas sentia que ela era fria para com ela. Uma vez que durante a sua infância sua mãe lhe disse que ela odiava Miriam por ela se parecer com seu pai. Sua mãe se casou novamente em 1914.
Durante este tempo, Cooper encontrou solace jogando em um cemitério holandês abandonado. Ela iria mentir sobre os túmulos e sonhar. Para fazer sua irmã Lenore se comportar, ela também se tornou uma contadora de histórias, repetindo Edgar Allan Poe poema de " The Raven " e dizendo que foi nomeado para ela. Cooper citou estes experiências como grandes influências tanto sobre sua atuação e em sua fé.
Nunca pretendendo ser uma atriz, Cooper originalmente tinha treinado para ser uma pintora. Ela frequentou a Escola de São Walpurga com a ajuda das freiras, que arranjou sua taxa de matrícula. A partir daí, ela participou de uma escola de arte chamado Cooper Union , novamente com a ajuda da paróquia. Por sugestão de um amigo de seu da mãe, Cooper posou para Charles Dana Gibson com a idade de 21. foi a primeira pintura que Gibson tinha feito em óleos .
Logo depois, por sugestão de um amigo, Cooper foi para Biograph Studios , só para ver o que eles estavam fazendo ali. Cooper só tinha visto um lampejo por trás das costas de sua mãe e não tinha ficado impressionado com ele. Capaz de caminhar até o conjunto, as duas meninas assistiram a filmagem de parte de " uma mancha na scutcheon ". Um dos assistentes, Christy Cabanne , se aproximou delas e perguntou se elas gostariam de ser extras. Elas tiveram a escolha de "menino de página" ou "empregada doméstica". Cooper não queria usar calças, então ela escolheu "empregada doméstica".
Interessada em fazer mais dinheiro, ela se aproximou de Edison Studios e Vitagraph , mas foi rejeitada. Em 1912 Kalem Company contratou e usou-a como um extra. Como seus papéis cresceram ela foi convidada para se juntar a sua empresa desempenho das ações , que se dirigia para Florida para o filme. A Cooper foi oferecido US $ 35 por semana, mais despesas. Ela estava inicialmente hesitante em confessar sua carreira para sua família. Cooper anunciou seus planos, para desespero de sua mãe.
As filmagens ocorreram em Jacksonville, Florida com Anna Q. Nilsson e Guy Coombs como os leads. Para o 50º aniversário da Guerra Civil Americana , a empresa fez vários curtas Guerra-temático civil. Para esses filmes, Cooper aprendeu a tocar bateria e montar a cavalo. Ela já foi capaz de nadar, e essas habilidades foram usados em vários de seus calções.
Com o passar do tempo, os papéis de Cooper cresceram em tamanho e ela recebeu críticas favoráveis. Sentindo que seus papéis eram tão grandes quanto os de Nilsson (que ganhava US $ 65 por semana) e muito mais perigosos, ela pediu um aumento. Eles a dispensaram naquele fim de semana e ela voltou para Nova York e para a escola de arte na União Cooper para o Avanço da Ciência e Arte.
Depois de voltar para Nova York, Cooper decidiu mais uma vez tentar DW Griffith . Ela foi para os escritórios Biograph todos os dias por uma semana, mas ninguém tomava conhecimento dela. Ao sair da escola um dia, ela correu novamente para Christy Cabanne, que a tinha ajudado em seu primeiro dia como um extra. Ela estava animada por ter encontrado Griffith olhando para ela, mas desde que ela não tem um número de telefone tinha sido incapaz de encontrá-la. O seu primeiro dia de volta ao Biograph, Griffith a chamou em seu escritório cinco vezes, Mas a mandou embora cada vez. A última vez que ele pediu a ela para ensaiar uma cena com Bobby Harron , dizendo-lhe Bobby estava jogando seu namorado, um soldado confederado indo para a guerra. Satisfeito com o que tinha visto, Griffith disse a ela que iria sair para Califórnia , onde ele faria um filme sobre a Guerra Civil. Ela faria $ 35 por semana.
Depois de trabalhar vários meses para a empresa, a estrela de Cooper foi subindo e ela foi dada um quarto de vestir estrelas com Mae Marsh . Ela não conseguia lembrar o início do nascimento de uma nação diferente de Griffith anunciou que estava fazendo sua imagem da Guerra Civil , e eles ainda não usaram scripts. A Cooper foi dado um dos papéis principais como a filha mais velha Southern Margaret Cameron. Como era normal na época, Cooper fez sua própria maquiagem e cabelo. Cooper começou a trabalhar em várias fotos para Reliance Majestic, que foram feitos sob a supervisão de Griffith, e começaram os preparativos para o nascimento de uma nação. Ela afirmou que: não me lembro de estar em vários filmes como ela, nunca foi dito que cenas ela interpretou e que acabou na qual a imagem. Durante este tempo ela atuou em uma das primeiras tentativas de Griffith em um recurso, Lar, Doce Lar (1914 ), embora ela também não se lembrava de nada sobre esse filme.
Cooper viveu o papel e encontrou uma única cena verdadeiramente difícil, agindo com o oposto de que Henry B. Walthall queria. Depois de ter problemas no ensaio com a cena, ela também teve problemas durante as filmagens. Para levá-la a agir chateada na cena Griffith levou-a de lado e disse-lhe que sua mãe tinha morrido. Apesar do truque, Cooper não estava zangada com ele por isso. A irmã de Cooper Lenore a visitou durante as filmagens e acabou como extra de Lillian Gish como a empregada doméstica em blackface . Apesar de ter problemas para financiar o filme, Griffith teria oferecido a Cooper a chance de investir nele, mas Cooper não tinha dinheiro. Se ela tivesse investido, teria feito milhares de volta.
Cooper estava muito doente para ver a imagem quando estreou em Los Angeles. Ela finalmente foi capaz de vê-lo em Abril de 1915, em Nova York. Seguindo o conselho de Norma Talmadge , ela pediu para levá-la para a família gratuitamente, o que o teatro teria permitido. Embora ela reconheceu tons racistas da imagem, Cooper não foi denunciado. Ela assistiu a várias exibições de renascimento. Anos mais tarde declarou que estava muito contente, seu legado seria o de uma jovem na tela no filme.
A Cooper foi então dado o papel de 'The One Friendless' em Intolerância . Cooper observou que ela interpretou 'a mulher caída "não é uma" prostituta ", como algumas fontes afirmaram. Durante a filmagem da cena em' The One Friendless 'está em conflito com o tormento interior, um fotógrafo do The New York Times tirou fotos Enquanto Cooper agia. As fotos eram normalmente tiradas depois que as cenas foram filmadas. Esta foi a primeira vez em que foram tiradas durante as filmagens real. Enquanto Griffith terminou Intolerância, Cooper trabalhou em um punhado de curtas sob outros diretores para Reliance Majestic. Estes foram seus shorts finais.
No final de 1915 Cooper começou a viajar entre Nova York e Califórnia para passar mais tempo com Raoul Walsh. O casal se casou secretamente com em fevereiro de 1916, antes de Cooper voltou para a Califórnia.
O Sistema de Honor abriu em 1917 com boas críticas (um chamando-o de "maior do que o nascimento de uma nação") e boa bilheteria. Dois anos mais tarde ele foi jogado para o príncipe de Gales quando ele visitou Nova York. Depois de deixar Griffith, Cooper recebeu ofertas de Jesse Lasky e Cecil B. DeMille , mas a intenção de se aposentar e ser uma dona de casa e mãe. Quando Walsh foi oferecida a oportunidade de dirigir um filme intitulado O Sistema de Honra em Yuma, Arizona , ele defendeu com Cooper para assumir um papel nela. Cooper concordou com medo que ele iria traí-la se eles foram separados para o período de filmagens muito tempo. Cooper fez US $ 1.000 por semana por seu papel como Edith.
Walsh continuou a pedir o conselho de Cooper quando se lida com os magnatas de negócios, geralmente pedindo-lhe para falar com eles como fizera antes com Griffith. Depois de fazer outro filme, Walsh mais uma vez pediu Cooper para 'retornar temporariamente' para fotos até que ele foisse estabelecida. Cooper assinou com a Fox Film Corporation e fez US $ 1.200 por semana. Seu contrato permitiu Walsh para obter faturamento superior ao dela, tradicionalmente, era o Director a ganhar melhor , nao a estrela.
Em 1917, Cooper e Walsh começou a trabalhar em um filme baseado no julgamento Blanca de Saulles . Cooper tinha uma tal semelhança com De Saulles que a Fox queria deixar o seu nome fora dos créditos para insinuar que De Saulles tinha filmado a si mesma. Cooper recusou. O filme também foi notável por apresentar Peggy Hopkins Joyce como uma cortesã, embora ela não sabia até que o filme estreou. o filme foi controverso e recebeu o que equivalia a uma classificação X por sua vez, como há crianças foram permitido. O filme é considerado um filme perdido .
Depois do trabalho em The Prussian Cur , Cooper adotou seu primeiro filho e tentou retornar a uma vida privada, evitando publicidade. No entanto, em 1919, como Walsh começou a procurar novas ideias de script, Cooper sugeriu a história Evangeline , em que Walsh pediu que ela liderasse. Cooper recusou até que o estúdio enviou uma loira para desempenhar o papel. Walsh estava irritado e perguntou-lhe, mais uma vez, e ela cedeu. Cooper não gostava da imagem que ela achava que era muito inocente, apesar de um bom desempenho nas bilheterias e foi um dos seus mais conhecidos Filmes. O produtor William Fox pensou que era a melhor imagem de sua carreira. Também é agora considerado um filme perdido.
Com o sucesso de Evangeline, outro filme, deve o marido perdoar? Foi levado aos cinemas. Walsh estava animado com o sucesso e confiou que Cooper iria fazer dele uma grande estrela, embora ela ainda queria se aposentar. Walsh teria assinado com o Mayflower Corporation em 1920. Cooper se juntou a ele por causa de seu casamento, temendo novos ataques de ciúme se ela não o fizesse. Seu primeiro filme foi "The Deep Purple".
Seu próximo filme foi The Oath (1920), dos quais Cooper tomou o controle da fundição aos trajes. Cooper disse que amava tudo sobre o filme, no entanto, recebeu os piores comentários de sua carreira e foi um dos únicos silêncios de Walsh a perder dinheiro.Cooper ficou profundamente magoado pela falha. Seu próximo filme, Serenade, estava completamente sob o controle de Walsh e foi seu mais rentável. No entanto, Cooper odiava agindo oposto irmão de Walsh George, a quem ela sentia era dura. Walsh concordou e eles nunca foram colocados juntos novamente.
Último filme da dupla juntos foi linhagem do pó . Cooper sentiu que era medíocre mas fez negócio decente. Durante as filmagens, ela acidentalmente olhou em uma luz de palco, provocando ferimentos em seus olhos que perturbavam bem na velhice. Membros da Poeira foi o último filme que o casal fez juntos, o último filme independente para Walsh, e é um de alguns filmes sobreviventes de Cooper.
Com problemas em seu casamento e finanças começaram a aparecer, Cooper descobriu que ela se ressentia com papel de 'do Director esposa'. Seguindo o conselho de um amigo, ela subiu ao palco pela primeira e única vez, mas recebeu críticas desastrosas .Cooper decidiu que ela não gostava de estágio e começou a considerar oferecer-lhe filmes novamente.
Uma empresa de pequeno porte chamado "DM Film Corporation 'ofereceu-lhe um papel em um título retratado Dinheiro é Tudo?. Ele só ofereceu US $ 650 por semana e iria filmar em Detroit , mas Cooper tomou parte, de qualquer maneira, para o dinheiro. era um quadro horrível e encontrou-se oprimida novamente por seus problemas pessoais.
Depois de se reconciliar com Walsh, Cooper decidiu continuar trabalhando em filmes. Seu primeiro filme de volta em Hollywood era para BP Schulberg foi The Girl Who Came Back (1923), A imagem fez bem e foi saudado como um retorno. Schulberg pediu-lhe para fazer mais dois filmes para ele, e ela concordou. Ela também fez dois filmes para outras empresas. Imagem final de Cooper foi The Broken Asa, ao lado de seu velho amigo Walter Longo .
Cooper estava apavorada de estar sentada em um avião (um ponto da trama principal) e se recusou. Ela também encontrou o diretor Tom Forman , e estava chateado que, em sua grande cena final, ele apareceu bêbado demais para dirigir. Quando a imagem estreou Cooper chorou após assisti-lo, sentindo que era o pior filme Ela já tinha visto. Ela escreveu "Após a asa quebrada, eu nunca quis fazer outra foto. Depois de todas as vezes que eu pensei que ia me aposentar, em seguida, voltei a filmes, eu finalmente acabeu minha carreira em um stinker feita por um bêbado. O que é um inferno de um fim. "
Depois de se divorciar de Walsh em 1926, Cooper nunca fez outra foto. Ela voltou para Nova York e se juntou a alta sociedade jogando bridge e fazendo compras. [81] Durante a Segunda Guerra Mundial, Cooper se ofereceu para Cruz Vermelha , distribuindo rosquinhas e escrevendo cartas para os soldados feridos.
Em 1969, um homem da Biblioteca do Congresso chamou-a, surpreso ao descobrir que ela ainda estava viva. Logo depois, ela começou a receber chamadas de universidades e historiadores do cinema. Ela foi convidada para várias faculdades e exibição de seus filmes antigos. Em 1973, ela escreveu uma autobiografia, Lady escuro das Silents.
Em 1970, depois de participar de "A DW Griffith Film Festival", ela teve um ataque cardíaco, que iniciou uma série de problemas de coração que limitavam-la em seus últimos anos de vida.
Cooper morreu no Cedars Nursing Home em 12 de abril de 1976. Ela estava lá desde que sofreu um acidente vascular cerebral no mesmo ano. Sua morte deixou Lillian Gish como o único sobrevivente membro do elenco de O Nascimento de uma Nação. Ela foi enterrada no Cemitério Sé Nova de Baltimore, Maryland , sob o nome "Miriam Cooper Walsh", que ela continuou usando muito tempo depois de seu divórcio de Walsh. Seus papéis foram doados para a Biblioteca do Congresso.
Cooper queria desesperadamente ter filhos, mas foi incapaz de conceber. Embora ela nunca entendeu a razão, ela suspeitava que tinha a ver com a sua doença renal. Ela e Walsh adoptou dois meninos: Jackie e Bobbie. Após o divórcio, os dois meninos viveram com ela até a adolescência. Jackie teve problemas com a lei várias vezes, e Bobbie o idolatrava. No conselho de seu pastor, Cooper enviou Jackie para viver com Walsh. Em uma visita, Bobbie pediu para viver lá também. Cooper e Walsh vinham processando uns aos outros durante os anos 1930 e Walsh mais tarde fez os meninos processá-la também. Cooper nunca ouviu falar de qualquer um de seus filhos de novo e não tinha certeza se eles ainda estavam vivos a partir de 1970.
Suas sobrinhas são irmãs nadadora olímpica e vencedora da medalha de ouro Donna de Varona , e atriz de televisão Joanna Kerns .
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário